sexta-feira, 10 de junho de 2011

O fenômeno Ronaldo

Depois de muita polêmica o jogador Ronaldo Luís Nazário de Lima se aposenta do futebol sem muita classe depois se estar em uma má fase no Corinthians. O jogador resolve se aposentar e ganha um prêmio da CBF como melhor jogador que passou pela seleção brasileira.

Quem foi Ronaldo?

Ronaldo Luís Nazário de Lima, mais conhecido como Ronaldo, ou também Ronaldo Fenômeno, ou ainda Ronaldinho.
Ronaldo teve uma infância pobre, embora não miserável. Apaixonado por futebol, costumava matar aulas em Bento Ribeiro para jogar no clube Valqueire Tênis Clube, perto de sua casa. Chegou a tentar treinar no Flamengo, mas por não ter dinheiro para pagar as quatro conduções até a sede do time, foi parar no São Cristóvão. Além de ser mais perto de sua casa, o próprio clube lhe deu dinheiro para o transporte.
Aos 14 anos, teve seu passe comprado pelos empres´rios Alexandre Martins e Reinaldo Pitta por US$ 7.500. O jovem, que não conseguiu treinar no Flamengo, seria "perdido" por dois outros grandes clubes: Botafogo e São Paulo. Para o alvinegro, o empresário Reinaldo Pitta quis doar 50% do passe do jovem, que teria uma boa vitrine. Com a negativa, Ronaldo foi oferecido por 25 mil reais ao tricolor, que quis pagar 15 mil.
Jairzinho o viu no São Cristóvão e pagou US$ 10.000 pelo menino. Revendeu-o para uma ex-equipe sua, o Cruzeiro. A equipe mineira ficou convencida a aceitá-lo após Ronaldo salvar-se em meio à má campanha da Seleção Brasileira sub-17 que disputou no campeonato sul-americano da categoria, em que o garoto foi artilheiro com 8 gols, enquanto o Barsiil terminou em 4º lugar e fora do Campeonato Mundial de futebol sub-17 de 1993, primeira e única vez em que o time não se classificou para o torneio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário